quarta-feira, outubro 31, 2012

BANDEIRA ITAÚNA (PARTE 1)

 BANDEIRA DE ITAÚNA

A bandeira de Itaúna foi escolhida por concurso público, instituído pela Lei nº 328, de 10 de Agosto de 1956, pelo então Prefeito Municipal, Dr. Milton de Oliveira Penido.
Pela Portaria nº 659, de 08 de Setembro de 1956 foi designada a Comissão Julgadora, composta dos seguintes membros: Dr. Marcelo Dornas de Lima (engenheiro), Dr. José Drumond (médico) e Dr. Lincoln Nogueira Machado (médico). Foram apresentadas dezenas de propostas e, de conformidade com o Edital, a Comissão se reuniu no dia 10 de Setembro de 1956, na Rádio Club de Itaúna, às 19 horas. Foi vencedora a Bandeira idealizada por EPONINA MARIA DO CARMO NOGUEIRA GOMIDE SOARES.
MARIA DO CARMO, como era mais conhecida, nasceu em Itaúna no dia 23 de Agosto de 1927, filha de Péricles Rodrigues Gomide (LIQUE) e Eponina Nogueira Gomide. Era professora e funcionária da extinta Coletoria Estadual, hoje Superintendência Fazendária. Casou-se com HOLMES SOARES com que teve seis filhos: Jerusa (falecida), Holmes Jr, Huáscar, Naiúra, Helder e Hebert, chegando a falecer no dia 09 de Maio de 1979.

A bandeira é composta de 3 cores com os seguintes detalhes :
1 -  Fundo branco de cor neutra, representando todas as bandeiras dos estados brasileiros.
2 -  Uma faixa verde  homenageando a bandeira do Brasil.
3 -  Uma faixa vermelha homenageando Portugal e aqueles que vieram colonizar o Brasil.
4 - Seu hasteamento deverá ocorrer entre 8 e 18 horas. Fora deste horário, deverá ser iluminada por holofotes.


  PARTE 2


Organização: Charles Aquino
Pesquisa: Juarez Franco, Charles Aquino
Acervo: Prefeitura Municipal de Itaúna
Acervo Fotográfico: Huáscar

0 comentários:

Postar um comentário