quarta-feira, dezembro 04, 2013

PRAÇA DA MATRIZ

 PRAÇA DA MATRIZ E SEUS NOMES 



LARGO DA MATRIZ  - ATÉ FINAL DA DÉCADA 20 

PRAÇA JOÃO PESSOA  - DÉCADA 30

PRAÇA MÁRIO MATOS - DÉCADA 30

PRAÇA BENEDITO VALADARES - DÉCADA 40 

PRAÇA DR. AUGUSTO GONÇALVES - DÉCADA  50




A MANIA DE MUDAR NOMES TRADICIONAIS DE LOGRADOUROS PÚBLICOS

Através de portaria de 25 de outubro de 1930, deu ao antigo, histórico e tradicional LARGO DA MATRIZ o nome de PRAÇA JOÃO PESSOA, em homenagem ao líder  paraibano, candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas, assassinado na capital de Pernambuco.
Em 1936,  o Prefeito Artur Vilaça, foi exonerado sendo nomeado em seu lugar Dr. Lincoln Nogueira Machado pelo governador Benedito Valadares. Um dos primeiros atos deste prefeito foi trocar o nome da praça principal. Retirou o “João Pessoa” dado pelo Artur Vilaça e colocou PRAÇA MÁRIO MATOS.
Posteriormente, houve uma lei da ditadura que determinou que todos os municípios brasileiros tivessem num dos logradouros públicos o nome do Presidente da República, passando a tradicional Rua Direita a ser denominada Avenida Getúlio Vargas e a Praça Principal mudou de nome pela 3ª vez sendo denominada PRAÇA BENEDITO VALADARES.
Com a queda de Getúlio e Benedito (Década 40) populares arrancaram a placa de Valadares que não era bem quisto na cidade dando ao mais importante logradouro público, no coração da cidade, o nome do fundador do município PRAÇA DR. AUGUSTO GONÇALVES (também conhecida como Praça da Matriz por causa da Igreja Matriz de Santana


Fonte :  Resumo Livro Pe. José Neto (Comemoração 60 anos de Sacerdócio) Ano 1997


0 comentários:

Postar um comentário