terça-feira, abril 11, 2017

OSSOS NAS ONDAS DO RADIO



Prof. William Leão

Nunca soubemos se era sírio ou libanês. Naquele tempo, todos os imigrantes vindos do Oriente Médio, na voz do povo eram turcos. A confusão se dava por uma razão simples. Antes da Grande Guerra de 1914/18, toda a região pertencia ao Império Turco-Otomano. Todos que vinham de lá tinham passaporte turco. Daí a denominação comum que recebiam.
William Leão era tão brasileiro ou mais do que qualquer um de nós. Seu pai, o velho Leão José viera daquelas bandas. Nunca soubemos se da Síria ou do Líbano. O professor William era também cirurgião dentista. Morava num belo sobrado na Praça dr. Augusto Gonçalves, esquina de rua Silva Jardim. Lá também tinha o seu gabinete dentário. Lecionava Ciências Naturais, matéria obrigatória a partir da terceira série do ginásio. Atualmente, acho que tem o nome de Biologia. Dá no mesmo.
Era tenente da reserva. Nas solenidades notadamente no Sete de Setembro, botava farda e ficava garboso assistindo o desfile do Tiro de Guerra 80, dos estudantes da Escola Normal e do Ginásio Santana, ao lado de outras autoridades.
Era político. Vereador dedicado e vice-prefeito em várias gestões, incluindo a administração pioneira de Milton Penido, que conseguiu dar a Itaúna um título inédito: foi eleita uma das dez cidades de maior progresso no Brasil. Bom professor, amigo dos alunos e sabedor da matéria. Tive a honra de substitui-lo por um breve período no final de 1962, na Escola de Contabilidade. Curso noturno. Era engraçado dar aula para meus companheiros de farra. Deu certo.
Do mestre William Leão, contava-se o seguinte caso: em uma prova final de Ciências, uma das perguntas, aliás, bem simples, pedia que o aluno escrevesse o nome dos dois ossos do braço.
O primeiro da fila de carteiras sabia a resposta e escreveu: cúbito e radio.
O segundo, entre sussurros, pediu-lhe ajuda, ao que ele respondeu entre os dentes: cúbito e radio. Mal entreouvido, o " sabido " escreveu na prova: Rádio Clube;
O terceiro da fila também pediu ajuda e o " sabido " deu-lhe a dica: " Rádio Clube. Mas não coloque igual. Disfarce!!! Prontamente o terceiro escreveu" Emissora de Itaúna!!!!
O quarto e último da fila também pediu ajuda. O terceiro, sem pestanejar disse-lhe: "Emissora de Itaúna”, mas disfarce.
No que foi prontamente atendido pelo quarto aluno, que em triunfo escreveu: os ossos do braço são ZYZ4 !!!!

Sem comentários.





* Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. "Causo" enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 11/04/2017.

Acervo fotográfico: Professor Marco Elísio Chaves Coutinho

Obs.: Alunos em aula de física e química a cargo do professor William Leão na Escola Normal de Itaúna. Década 60. 
Alguns alunos foram identificados: Irdevan Nogueira Júnior, Artur Bitelo, professor William Leão, Maria Nilse e Dr. Helton.



0 comentários:

Postar um comentário