domingo, junho 04, 2017

JOANEL: FUTEBOL INFANTIL EM ITAÚNA


Em meados dos anos 70, eu e o Joacy resolvemos fazer um time de futebol. Sua mãe, Dª Itajacy sugeriu que se chamasse “Joanel” (Joacy + Daniel), a junção do nome de seus filhos. Aceitamos o nome e chamamos os craques para compô-lo. No gol (usando minha velha camisa amarela de goleiro) ficou o Bráulio (Marvel), primo do Joacy, e ainda. Alisson (Ratinho Kibel), Joel (Audipeças), Marco Antônio e Môl. (Relogiaria Longines), Tulé (Marcus Vinícius), Xará, Dóse, eu, e outros que passaram por lá eventualmente. Os jogos eram no Campo do Esporte, hoje, Centro Esportivo da Universidade de Itaúna. Nossos times rivais eram: o time do Fernando, com Dênio Tarabal & Cia; O Piranhas Futebol Clube, do Gleider e Claycon Bustamente; e ainda o time do Marlus, Walmir Lute e Cia.
O Bráulio não era goleiro nato, mas fez grandes defesas, e o Joacy (que depois se tornou goleiro do América-MG) não era grandes coisas na linha, ia dando seus bicões. Porém o time mais vencia que perdia, todos os jogos tinham suas datas anotadas em um livro, artilharia e tudo mais. O juiz na maioria dos jogos era o Careca, um sarará simpático que sempre aparecia no campo na hora de nossos jogos.
O Joanel tinha uma grande dupla de ataque, que era impossível sair de um jogo sem fazer gol: Pepe e Alisson. Eu me lembro bem deste parceiro que me ajudou a fazer vários gols naquelas inocentes tardes de domingo.
  
Texto: Pepe Chaves — Desenhista, pesquisador, ufólogo, músico, documentarista e jornalista.
Digitação: Ana G. Gontijo e Ícaro N. Chaves
Organização: Charles Aquino
Acervo: Estadão de São Paulo


0 comentários:

Postar um comentário