quarta-feira, junho 28, 2017

MEMÓRIAS CINE REX PARTE III

Crispim Alves Magalhães  e esposa D. Lurdinha

*Luiz Otávio RABELO

 Vamos dar sequência do nosso cinema, ou melhor, às nossas casas exibidoras das produções da 7ª arte, que iniciamos com o CINE REX, por ser o mais antigo. Nada é mais justo que relembrarmos, ao longo do tempo, para que o inesquecível CINE REX desse seu recado, quando ao lazer de primeira qualidade e ao enriquecimento cultural da população barranqueira. Grande e abnegado foi o elenco de pessoas, que deu o melhor de si, para que o cinema de Itaúna desempenhasse seu brilhante papel, no campo do lazer e da arte, em benefício dos itaunenses. Nosso objetivo é esboçar um apanhado do pessoal envolvido, na realização dos eventos desse entretenimento da época. Se porventura alguém não constar, no rol dos colaboradores, foi devido a um lapso de memória ou falta de informações seguras. Os nomes, com suas respectivas atribuições, serão objetos de uma menção ulterior. Senão vejamos:
- Crispim Alves Magalhães – Proprietário e bilheteiro
- D. Lurdinha, mulher do Crispim – Proprietária e bilheteira
- Dr. Roberto, genro do Crispim e de D. Lurdinha – Bilheteiro eventual
- Ledo Magalhães – Administração e contatos com as empresas cinematográficas
- Antônio – Encarregado de tabuletas (propagandas de filmes)
- Operadores (Projeção de filmes): Josafá, José Moreira, Pershing Romão, José Dentão, José Nicomedes , Hely Santos, Mário Lúcio da Várzea, Oldair  Padilha, Mário Lúcio Moreira, José do Cerrado , Cueca, Célio da D. Biscota.
- Baleiros, Faxineiros, carregadores de tabuletas, carregadores de filmes da estação R.M.V. :
Anís Leão, Mário Queiroz, Ré , Ricardo do Crispim, José Pereira, Boá do Candico, José Caçarola, Sebastião do Cerrado, Braz da D. Filomena, Duquinha, Fernando Lima , Luiz Tatu. Etc.
- Assistentes técnicos:
Antônio Viana e Wagner Marques (Quita)
- Porteiros:
D. Lurdinha (eventualmente), José Caveirinha, Armando Prado, Dr. Roberto (eventualmente)
- Prefixo e sufixo (toque musicais de princípio e final do lançamento do filme) ...

Alguns filmes inesquecíveis, exibidos no CINE REX na “ Noite do Passado: E o vento Levou, Sansão e Dalila, Viva Zapata, Casa Blanca. 

Nota final
  O cinema é um dos fatores de sociabilidade sem paralelo, na área da relação humana. Todos se acotovelam, todos se reúnem sob o mesmo teto, na busca do entretenimento comum, para seu descanso, diversão e relax: pobres e ricos, sem distinção de raça ou cor. Cultos e incultos formam uma só família, sentados, lado a lado.  ... “

Acervo: Dra Ana Maria Magalhães



0 comentários:

Postar um comentário