sexta-feira, junho 02, 2017

RÁDIO CLUBE ITAÚNA ZY-Z4


Nesta época, havia em Itaúna somente uma estação de rádio, que por sinal estava naquela rua: a Rádio Clube de Itaúna ZY-Z4. Foram marcantes as tardes em que eu descia para a rádio (às vezes escondido de minha mãe) e ia ouvir o programa do Mineirinho ao vivo, a inesquecível “Tarde Sertaneja”.
         Era uma Itaúna sonolenta, naquelas tardes ensolaradas, que levavam sob as ondas do rádio a voz popular do Mineirinho. Figuras marcantes fizeram da Clube AM uma verdadeira tradição dentro dos valores culturais daquela época, lembro-me bem do Cosme Silva com seu incansável programa na hora do almoço. Do Naningo Neto, do Cabacinha, e também de um locutor esportivo que passou por lá: o Mário Savaget. O Mário tinha um programa de esportes diário, às seis da tarde. Todo dia eu descia, (às vezes o Buzão ia também) e ouvia o programa “ao vivo”, ao lado do operador, o Nilson. Gostava do Mário porque ele (apesar de mais velho) era como eu, viciado em jogo de botão. Ele sempre falava que faria o “1º Torneio de Jogos de Botões de Itaúna”, e nos deixava empolgados, mas na verdade nunca o realizou... Locutores que sempre ficarão na memória marcaram minha infância, como o próprio Mineirinho, o Cosme Silva, o Naningo Neto, o Geraldo Lopes. Toda esta gente fez parte – direta ou indiretamente – de minha pacata infância na rua Godofredo Gonçalves.


Texto: Pepe Chaves — Desenhista, pesquisador, ufólogo, músico, documentarista e jornalista.
Digitação: Ana G. Gontijo e Ícaro N. Chaves 
Organização: Charles Aquino
Acervo: Revista de Itaúna, 1958, p.27


Um comentário:

  1. Vocês não tem audios dos programas dos radialistas antigos? Podia dar um jeito de postar. Você esqueceu de falar daquele programa "O ouvinte e sua música" esqueci o nome do radialista, ele tinha uma voz sonolenta e me dava uma preguiça de ir à escola,... eu me deitava perto de meu pai que trabalhava à noite e dormia durante o dia, me fingia de dorminhoco para não ir às aulas. Tenho saudades desse tempo onde éramos felizes.

    ResponderExcluir