domingo, julho 16, 2017

ITAÚNA: CIDADÃOS HONORÁRIOS 1962


CRIAÇÃO DO TÍTULO DE CIDADÃO ITAUNENSE

O Povo do Município de Itaúna, por seus representantes decreta e eu, em seu nome sanciono a seguinte lei:

Art. 1º — Fica criado o título de cidadão itaunense, a ser conferido as pessoas que não nasceram em Itaúna.

Art. 2º — Para a concessão do título, a Câmara de Vereadores designará uma comissão com a finalidade de estudar toda a vida do homenageado.

Art. 3º — O título somente será concedido à pessoa que tenha contribuído com o seu trabalho material e espiritual, para o bem de Itaúna.

Art. 4º — Poderá a Câmara conceder o título de cidadão itaunense a pessoa que tenha se projetado no cenário nacional.

Art. 5º — De nenhum modo será concedido o título de cidadão intaunense a pessoa que, não tenha contribuído de qualquer modo para o progresso ou bom nome de Itaúna.

Art. 6º — Revogadas as disposições em contrário, entrará esta lei em vigor na data de sua publicação.

Mando, portanto, a todas as autoridades que o conhecimento e execução desta lei pertencer, que a cumpra e façam cumprir como nela se contem ou declara.

Prefeitura Municipal de Itaúna, 22 de Maio de 1962
Célio Soares de Oliveira — Prefeito Municipal



PRIMEIRO TÍTULO CIDADÃO ITAUNENSE

O Povo do Município de Itaúna, por seus representantes decreta e eu, em seu nome sanciono a seguinte lei:

Art. 1º — Fica concedido o título de cidadão itaunense aos reverendíssimos padres Waldemar Antônio de Pádua Teixeira e José Ferreira Neto.

Art. 2º — Ficam reconhecidos os grandes benefícios que prestaram a coletividade itaunense.

Art. 3º — Revogadas as disposições em contrário, entrará esta lei em vigor na data de sua publicação.

Mando, portanto, a todas as autoridades que o conhecimento e execução desta lei pertencer, que a cumpra e façam cumprir como nela se contem ou declara.

Prefeitura Municipal de Itaúna, 22 de Maio de 1962
Célio Soares de Oliveira — Prefeito Municipal

JUSTIFICATIVA

Muitos homens já passaram por Itaúna, construindo indústrias, edificando fábricas, modificando o aspecto de nossa urbs, elevando o nome de nossa cidade.

Muitos que não nasceram aqui, trabalharam para o nosso progresso e deixaram seus nomes ligados a diversos setores de nossa cidade.

No entanto, senhores vereadores, dois nomes estão definitivamente ligados a história de Itaúna e nos corações de todos os itaunenses — Pe. Waldemar Antônio de Pádua Teixeira e Pe. José Ferreira Neto.

O que fizeram?  Não há necessidade de enumerar, desde a casa do milionário a do mais pobre dos itaunenses, que seja patrão ou operário, intelectual ou trabalhador braçal, todos sabem.

Vestem o mesmo hábito e comungam os mesmos princípios, padres no verdadeiro sentido da palavra, verdadeiros mediadores entre Deus e os homens, vivem a aspergir sobre Itaúna as graças de Deus e criar entre seus filhos paz e harmonia.

Devemos –lhes em grande parte, esta nossa formação católica e temos certeza, a mocidade de Itaúna nesta época da J.T. deve grande parte de seus triunfos a estes dois homens de Deus.

Se nada tivessem feito de material, sem nenhum marco de pedra deixassem em nossas ruas, se nada tivessem feito para a beleza externa aparente de Itaúna, ainda assim seriam os seus nomes os mais dignos, os mais merecedores, para receberem o nome de cidadão itaunense.

Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira: Uma lenda de santidade e todos os corações itaunenses — a nossa população já o considera santo que caminha por nossas ruas, entra em todas as nossas residências, sorri para todas as nossas crianças, conforta a todos os nossos doentes e ama a todos os itauneses, sendo mais itaunense do que muitos de nós que aqui nascemos. Ama Itaúna, ama seus filhos e ama sua história.

Padre José Ferreira Neto: Que dentro em breve dias, completará 25 anos de sacerdócio, cativa Itaúna inteira por sua simplicidade, por sua dedicação incansável a causa de Deus, vive de sua fé, trabalhando para Deus e para Itaúna. Quem não o conhece? Quem não o admira? Quem não sabe que sua vida é uma prece contínua de trabalho, de exemplo pairando sobre toda a cidade?  

Senhores vereadores, o título de cidadão itaunense não foi conferido ainda e é uma honra grande demais para ser conferida a qualquer um, mas, para representar a nossa gratidão a estes dois santos homens — Pe. Waldemar Antônio de Pádua Teixeira e Pe. José Ferreira Neto.

Por isso e pelo que todos os itaunenses sabem, ao ensejo das festas das bodas de prata de sacerdote do Pe. José Ferreira Neto, itaunense, por nosso intermédio, meu e desta Câmara de Vereadores, queremos demonstrar um pouco de nossa gratidão, a estes dois homens de Deus, fazendo – nos, pelo menos honorariamente filhos de Itaúna.

Nada mais justo, ao ensejo deste grande acontecimento da vida sacerdotal do Pe. José Ferreira Neto.

Assim o jugando, levamos a consideração desta Câmara o anexo do projeto de lei.

Itaúna, 22 de Maio de 1962
Dr. Célio Soares de Oliveira — Prefeito Municipal







REFERÊNCIAS:

Organização: Charles Aquino
Acervo Documental: Câmara Municipal de Itaúna
Acervo Fotográfico: Fotógrafo Antônio Gomes, Prof. Sérgio Machado
Foto Ilustração: Veja Folha e Charles Aquino


0 comentários:

Postar um comentário