segunda-feira, dezembro 17, 2012

EMANCIPAÇÃO SANTANENSE PARTE I

REVOLTA!!!

O Deputado Alvimar Mourão, atendendo aos pedidos de uma meia dúzia de políticos udenistas itaunenses derrotados nas eleições municipalistas passadas, apresentou um projeto à CEDAJE da Assembleia Legislativa do Estado, elevando Santanense à cidade com o nome Governador Magalhães Pinto. O novo município anexará Garcias e as suas divisas virão até junto ao Hospital antigo. Fica, pois, uma cidade emendada a outra!!! O projeto está causando uma verdadeira revolta em toda Itaúna...

Dividir Itaúna em duas, porque não gostam do Prefeito! Se a moda pega, toda cidade do mundo poderá ser dividida em duas ou mais. O fato está causando uma revolta imensa à população itaunense. Já telefonamos ao ilustre deputado João Gomes Moreira que prometeu zelar pelos interesses de Itaúna, não deixando passar tal absurdo. 

Santanense foi elevado a bairro juntamente com Lourdes, Garcias, Vargem da Olaria, Graças e Serrado pela lei nº 169 de 04/11/1952. E o interessante e que o Dr. Jozé Luiz Guimarães, devido a ausência do Prefeito proibiu que nos fornecesse o nº e a data desta lei. – Só depois de um requerimento ao Prefeito, disse ele. Felizmente, porém conseguimos a lei. É que nem todos dentro da Prefeitura têm mentalidade primária.

FOLHA DO OESTE

Enviou ao deputado Alvimar Mourão o seguinte telegrama:

<Deputado Alvimar Mourão>

Assembleia Legislativa Belo Horizonte

Em nome população Itaúna venho protestar seu projeto tornado Santanense município fracionando nossa terra (pt) Não concordamos por todos os meios (pt) Por que não apresenta projeto tornando Catalão, Porto Velho Velho e Niterói cidades? A gente precisa saber perder (pt)

Cidade Revoltada

Sebastião Gomide

Diretor <Folha do oeste>

 

Referência:

Pesquisa, arte e organização: Charles Aquino

Acervo: Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira

Fonte Impressa: Jornal (Folha do Oeste, Sábado 25 maio1963, nº 442, p.1. Ano 20.  

TEXTO: Sebastião Nogueira Gomide - PIU - Jornalista itaunense

Imagem ilustrativa acervo: Professor Marco Elísio (In Memoriam)

0 comentários:

Postar um comentário