sábado, abril 08, 2017

CHOFER DO CARRO DE PRAÇA

CHOFER DO CARRO DE PRAÇA EM ITAÚNA

O chofer do carro de praça era um gentleman! Sempre bem alinhado, muitas vezes de terno com um quepe à cabeça e o mais importante, disposição sempre para choferar pelas ruas — calçadas ou empoeiradas!
O chofer ou chauffeur, era destinado ao transporte de passageiros, viajando “a qualquer hora, em qualquer lugar”.
 No município de Itaúna na década de 60, para ser um chofer de praça, era somente ir a prefeitura e obter uma licença, o qual, recebia uma placa de cor vermelha para fixar na parte dianteira do carro.
No dia 20 de maio do ano de 1961, chegava em Itaúna um jovem com carro de marca Chevrolet ano 1948.  Emplacando todos os requisitos, Ernani José dos Santos, começou a trabalhar como chofer de praça.
O "carro de praça" em Itaúna, era um “acessório indispensável” para várias situações, entre as mais solicitadas estariam: Os traslados de noivos até a porta da Igreja para o enlace matrimonial, crianças para receberem o sacramento do batismo acompanhados dos pais e padrinhos, chamadas de emergência para o hospital, atendimentos médicos a locais distantes, entre outros.
O "chofer de praça" Ernani, era um dos poucos que usava seu carro para transportar passageiros até a capital mineira. Com uma velocidade de quase 70 km por hora e sempre com o carro revisado, Ernani fazia viagens para “Aparecida do Norte” durante o ano. Vários foram estes serviços prestados à comunidade e cidades adjacentes.
Em Itaúna, existiam pouquíssimos carros, porém, a frota de chauffeurs conseguia atender bem a demanda. O ponto estratégico à espera de passageiros, era em torno da praça à sobra das Caesalpinia férrea.
 Benevides Garcia, também era chofer de praça e fotógrafo. Ernani diz que ele foi um grande “companheiro de praça”. Quando Benevides tinha o compromisso da fotografia e não podia atender ao chamado do cliente para transportá-lo, imediatamente o serviço era realizado por Ernani.
Foram exatamente 29 meses de serviços prestados a comunidade itaunense e região, entre os anos de 1961 a 1963, que Ernani José dos Santos trabalhou como chofer de praça. Em seu escritório ainda guarda com grande orgulho as fotografias de seu Chevrolet 1948, que lhe rendeu muitas histórias. Ao ver uma fotografia de vários choferes da década de 60 da praça de Itaúna, imediatamente informou os nomes com brilho nos olhos:  Cordomar Silveira, Klebão do sinhô, Júlio da Zurica, Valtinho Antunes Ari Antunes e Francisco Fernandes (Chico do Vítor).
Ernani José dos Santos foi uns dos que fizeram e ainda continua fazendo história em terras itaunenese.


FONTE:
DATA DA ENTREVISTA: 05 de abril de 2017.
DURAÇÃO: 59 minutos.
LOCAL:  Esfera Estamparia de Ferro e Aço Ltda. / Sala de recepção da empresa.
CIDADE: Itaúna/MG.
ENTREVISTADO: Ernani José dos Santos
ENTREVISTADOR: Charles Aquino
INTERMEDIAÇÃO/INDICAÇÃO:  Professor Arnaldo de Souza Ribeiro, indicou e intermediou o encontro com o senhor José dos Santos, o qual, foi possível conhecê-lo e realizar a entrevista.
ACERVO FOTOGRÁFICO:  Ernani José dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário