quinta-feira, novembro 16, 2017

HIDELBRANDO CANABRAVA RODRIGUES


CÂMARA MUNICIPAL DE ITAÚNA
DECRETO LEGISLATIVO/PROJETO DE LEI Nº 1/73
A mesa da Câmara Municipal de Itaúna, usando de atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e promulga o seguinte:
·        Art. 1º Fica concedido o título de CIDADÃO HONORÁRIO DE ITAÚNA, ao Exmº Sr. Dr. Hidelbrando Canabrava Rodrigues pelos relevantes serviços prestados à comunidade itaunense.
·        Ar. 2º Revogadas as disposições em contrário este decreto legislativo entrará em vigor na data de sua publicação.

Sala das sessões em 21 de agosto de 1972
Wanda Nogueira Neto -  Vereadora


JUSTIFICATIVA
Hidelbrando Canabrava Rodrigues é filho de Humberto Rodrigues da Silva e de Dona Iracema Canabrava Rodrigues, nasceu e Curvelo (MG), em 2 de janeiro de 1935, onde permaneceu até a idade de 5 anos.
Mudou-se para Belo Horizonte tendo feito o pré-primário no Jardim de Infância Bueno Brandão e o primário no Grupo Escolar Barão do Rio Branco. Fez o Curso de Admissão ao Ginásio e o primeiro ano ginasial no Colégio Arnaldo. Os três últimos anos ginasiais estudou interno na cidade do Serro, no Ginásio Ministro Edmundo Lins, sendo o curo científico realizado no Colégio Afonso Celso e no Ginásio Anchieta, em Belo Horizonte, curo noturno.
Frequentou o curso vestibular na Escola de Engenharia de Minas Gerais, não tendo continuado os seus estudos por falta de tempo e recursos financeiros. Trabalhou em Belo Horizonte desde a idade de 14 anos nos seguintes lugares: Casa Arthur Hass, pelo período de 6 anos, tendo sido admitido como contínuo e seguidamente como auxiliar de escritório, sub-chefe d e contadoria da casa, sub-gerente do departamento de peças da matriz e gerente do departamento de pneumática, cargo onde saiu da Casa Arthur Hass e assumiu o cargo de inspetor da Pirelli S/A em Minas.
       No período de trabalho em Belo Horizonte, fez dois cursos de vendas e relações públicas, sendo um no Rio de Janeiro (GB), na Glabin S/A e o outro em São Paulo, na Pirelli. No ano de 1956 mudou-se para Itaúna como comerciante no ramo de bebidas. Posteriormente foi trabalhar no Cartório de 2º ofício desta Comarca, como escrevente juramentado. Após três ou quatro anos de trabalho no Cartório, fez concurso para o Banco do Brasil, tendo sido aprovado e admitido na Agência desta cidade. No Banco trabalhou por aproximadamente três anos tendo saído para ocupar o carto de titular do Cartório de Registro de Imóveis desta Comarca.
Radicado na cidade há mais de 17 anos, casou-se com Dona Vera Santiago Rodrigues, filha do Sr. José Edwars Santiago e Aurora Moreira Santiago, tendo quatro filhos: Vera Maria, Gláucia Maria, Tereza Cristina e José Humberto Santiago Rodrigues -  todos itaunenses.
Tem dado seu apoio a quase todas as modalidades esportivas e filantrópicas da cidade. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do esporte Clube de Itaúna e Presidente do Imperial Futebol Clube. Sócio Fundador do Lions Club de Itaúna, tendo sido por suas vezes secretário e posteriormente Presidente. Foi Presidente do Orfanato São Vicente de Paulo e Secretário do Lactário (Fundação de Proteção à Maternidade e Infância de Itaúna).
Foi Presidente do Serviço de Obras Sociais de Itaúna. Fez o abaixo assinado pedindo ao Dr. Miguel Augusto Gonçalves de Sousa a instalação de uma Escola de Economia nesta cidade e que germinou a Universidade de Itaúna. Se formou Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna, onde foi um dos primeiros alunos matriculados e que atuou também para sua instalação.
Professor registrado de matemática para o segundo ciclo, tendo lecionado no Ginásio Sant'Ana durante muito tempo. Lecionou também por um ano no primeiro ano Científico da Escola Normal – Colégio Estadual de Itaúna.
Pelos seus méritos de jovem dinâmico, trabalhador e sua disposição para trabalho, foi escolhido pela Convenção da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), para candidato a Prefeito Municipal de Itaúna.
Testada a opinião pública, em 15 de novembro de 1972, Dr. Hidelbrando Canabrava Rodrigues, teve confirmada a simpatia que lhe depositava a população, com a expressiva votação que lhe conferiu a vitória sobre o seu adversário, também da ARENA e de grandes raízes políticas no município. Dos 12.741 votos aproveitados nas urnas de 15 de novembro passado 9.101 votos foram conferidos ao Dr. Hidelbrando Canabrava Rodrigues e proposto para Cidadão itaunense, o que atesta o reconhecimento do povo aos relevantes serviços prestados.
Por estes títulos e serviços prestados à nossa comunidade, merece ser agraciado com o diploma de CIDADÃO HONORÁRIO DE ITAÚNA.
Sala das Sessões, 21 de agosto de 1972
Wanda Nogueira Neto – Vereadora
Comissão de Justiça
Sala das Sessões 22 de agosto de 1972
O Projeto tem seu aspecto legal e merece a nossa aprovação.

Obs.: No ano de 1973 no dia 13 de dezembro, o vereador Nelson Ferreira da Silva entrou com o mesmo pedido, o qual, a Comissão de Justiça na Sala de Sessões registrou: “ O assunto é da competência da Câmara. De acordo legal manifesto. Existe projeto idêntico em tramitação na Casa, pelo que solicitamos do Presidente a aplicação do artigo 49, Parágrafo Único da Resolução Regimental nº1. ” 



REFERÊNCIAS:

Organização: Charles Aquino.
Pesquisa: Charles Aquino
Acervo Documental e logo: Câmara Municipal de Itaúna.
Acervo Fotográfico: Prof. Marco Elísio Coutinho.

0 comentários:

Postar um comentário