sexta-feira, dezembro 15, 2017

TOILETTE MENTAL DA EVOLUÇÃO

Estive em Itaúna no último fim de semana. Fizemos uma reunião de amigos no sábado em um restaurante/ bar na av. Jove Soares. Iniciada às 10 da manhã e prolongada até a noite. Sai de lá por volta de 19h30m.
Não bebo. Sustentado a água mineral, um omelete com salada e boa conversa. Cerca de vinte senhores, todos de cabeça branca e muita história pra contar. Não tenho Instagram, Facebook, WhatsApp e outras mumunhas da Web. Fizemos uma reunião de "toilette mental". Maquiamos a cabeça, arejamos o cérebro, utilizando a boca e as orelhas.
Exercício salutar de limpeza da mente sem interferências cibernéticas. A maioria dos participantes está no limiar de doenças da mente. Cuidamos de retardar o Mal de Alzheimer que já se aproxima e, matematicamente poderá atingir qualquer um de nós.
Reza a lenda que os primeiros hominídeos tinham cauda, tal qual nossos primos chimpanzés, gorila, orangotangos e bonobos. Gastaram o rabo de tanto assentar e conversar.  Nos dias atuais, não se conversa mais. Tudo é feito através do celular. Idiotas fundamentais a fotografar a comida, a cerveja e outras coisas inconfessáveis. Direto da câmera do celular para as redes sociais. Uma eterna busca por uma felicidade inexistente e efêmera. Não fazem da leitura um hábito e da conversa com amigos uma obrigação.
Durante todo o tempo que estivemos reunidos, ninguém se preocupou com a interatividade virtual. O papo fluiu regado de gratas recordações. Que Deus nos abençoe e nos ajude a preservar o saudável hábito de "prosear”.
 É inigualável.  

Texto: Urtigão (desde 1943) é pseudônimo de José Silvério Vasconcelos Miranda, que viveu em Itaúna nas décadas de 50 e 60. Causo verídico enviado especialmente para o blog Itaúna Décadas em 13/12/2017.


0 comentários:

Postar um comentário