sábado, abril 07, 2018

PARÓQUIA SANT'ANA 1841


O curato de Sant’Ana de São João Acima, pertencente à freguesia de Pitangui, foi elevada a hombridade de paróquia pela resolução nº 209, registrado no Livro da Lei Mineira do Tomo VII, parte 3ª, folha nº 4 e contendo as seguintes informações:
O Marechal Sebastião Barreto Pereira Pinto, Presidente da Província de Minas Gerais faço saber de todos os seus habitantes que a Assembleia legislativa Provincial Decretou, e eu sancionei a Resolução seguinte:

Art. 1 — Ficam elevados a Paróquias os seguintes Curatos
Parágrafo 7º — O de Sant’Ana no município de Pitangui, compreendendo o Curato do Cajuru, tendo por limites os dos mesmos Curatos.

Mando por tanto a todas as Autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Resolução pertencer como nela se contem. O secretário desta Província a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palácio do Governo na Imperial Cidade de Ouro Preto, aos sete dias do mês de abril do ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, de mil oitocentos e quarenta e um, vigésimo da Independência e do Império.
Sebastião Barreto Pereira Pinto  

Carta de Lei, que eleva as Paroquias diversos Curatos da Província e fica os limites tanto destes, como de outras Paróquias e Curatos contando certas disposições a esse respeito como nela se declara.
 Carlos Benedicto Monteiro

Selada na Secretaria do Governo da Província em 5 de maio de 1841
Honório Pereira de Azevedo Coutinho

Registrada a folha 151 v. do Livro 1 de registro de Leis e Resoluções da Assembleia Legislativa Provincial. Ouro Preto Secretaria do Governo 7 de maio de 1841.
Manoel Berardo Acursio Neman  

Nesta Secretaria do Governo foi publicada a presente Lei aos três dias do mês de agosto de 1841.
Honório Pereira de Azevedo Coutinho

Impressas e revistas nesta Secretaria por ondem do Governo da Província.
Honório Pereira de Azevedo Coutinho

Ouro preto 1841 na Tipografia do Universal





Referências:
Livro das Leis Mineira 1841. Resolução nº 209, Tomo VII, parte 3ª, folha nº 4.
Pesquisa e Organização: Charles Aquino. Pós-Graduação em andamento pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o curso de História e Cultura no Brasil Contemporâneo. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Divinópolis MG
FILHO, João Dornas. Efemérides Itaunenses, ed. João Calazans, 1951, p.45.

Organização: Charles Aquino. Pós-Graduação em andamento pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para o curso de História e Cultura no Brasil Contemporâneo. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Divinópolis MG

0 comentários:

Postar um comentário